Usucapião – Quais as principais modalidades?

A usucapião é uma forma de aquisição originária da propriedade imobiliária, que se dá pela posse prolongada e contínua de um bem. Em outras palavras, se uma pessoa ocupa um imóvel sem oposição do proprietário, pode, após certo período, adquirir a propriedade legal do bem. Mas como funciona na prática? 

Existem várias formas de usucapião, que variam conforme a situação fática do imóvel e o tempo de posse do ocupante. Abaixo, listamos as principais formas de usucapião previstas em lei: 

  • Usucapião extraordinária: é a forma mais comum e ocorre quando uma pessoa possui um imóvel de forma ininterrupta, sem oposição do proprietário, por mais de 15 anos. Nesse caso, em razão do lapso temporal, o possuidor do bem poderá solicitar a transferência da propriedade do imóvel para si. 
  • Usucapião ordinária: essa modalidade exige que o possuidor tenha posse mansa e pacífica do imóvel por, no mínimo, 10 anos, sem interrupção e sem oposição. Além disso, é preciso que a pessoa não tenha tido outra propriedade durante esse período, ou seja, que não seja dono de outro bem. 
  • Usucapião especial urbana: essa forma de usucapião se aplica a imóveis urbanos de até 250m² que sejam utilizados como moradia pelo possuidor e que estejam na posse contínua e ininterrupta do ocupante por, no mínimo, 5 anos. O ocupante não pode ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural e precisa provar a utilização do imóvel como residência. 
  • Usucapião especial rural: essa modalidade se aplica a imóveis rurais de até 50 hectares que sejam utilizados como moradia pelo possuidor e que a tenha tornado produtiva, estejam na posse contínua e ininterrupta do ocupante por, no mínimo, 5 anos. O ocupante não pode ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural e precisa provar a utilização do imóvel como residência. 
  • Usucapião por abandono de lar: quando um dos cônjuges ou companheiros abandona o imóvel e o outro continua a residir no local, é possível que esse último reivindique a propriedade do bem por meio da usucapião. Para isso, é preciso que a posse seja contínua e ininterrupta por, no mínimo, 2 anos e que o imóvel tenha área de até 250m². 

Essas são as principais modalidades de usucapião previstas em lei. Porém, é importante lembrar que cada caso é único e pode ter particularidades que exijam análise jurídica específica. Se você tem dúvidas sobre usucapião, é recomendável procurar um advogado especializado em direito imobiliário para orientá-lo. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
account android arrow-alt-circle-down arrow-alt-circle-left arrow-alt-circle-right arrow-alt-circle-up arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up author bars behance blogger buffer caret-down caret-left caret-right caret-square-down caret-square-left caret-square-right caret-square-up caret-up cart-menu-1 cart-menu-2 cart-menu-3 cart-menu-4 categories chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up clock close comments cookies copyright coupon-discount date-modified date-published discord double-arrows-down double-arrows-left double-arrows-right double-arrows-up dribbble envelope-open envelope eye facebook fax flickr foursquare github gmail google-drive grid-view hashtag hollow-ring homepage instagram ios level-down-alt level-up-alt line link linkedin list-view login logout long-arrow-alt-down long-arrow-alt-left long-arrow-alt-right long-arrow-alt-up mastodonmedium messenger mobile-menu mobile phone pinterest place qq quote-left quote-right quotes reading-time-hourglass reading-time-stopwatch reddit rss scroll-to-top search shazam shopping-bag shopping-cart side-panel-opening-2-left side-panel-opening-2-right side-panel-opening-left side-panel-opening-right skype slack small-arrow-down small-arrow-left small-arrow-right small-arrow-up sms snapchat soundcloud spinner spotify stackoverflow sync telegram threadstiktok times-circle tinder trello tripadvisor tumblr twitch twitter viber vimeo vine vkontakte website wechat whatsapp windows wishlist xing yelp youtube zoom
Entre em contato
1
Lopo Advogados
Olá!
Em que podemos te ajudar?